Nenhuma outra empresa nacional conseguiu produzir motorizadas, motas, motores e alfaias agrícolas em grande escala e com um motor de produção própria.
Regendo-se inicialmente pelo modelo Alemão da Zundapp, aproveitando e imitando o que esta empresa tinha de bem feito, a Casal conseguiu destacar-se da Zundapp e de todas as empresas nacionais, tornando-se uma marca respeitada tanto no mercado nacional como no mercado externo.
A Metalurgia Casal deveu o seu nome ao seu fundador, João Casal, e dele herdou todo o espirito empreendedor.
Em 1953, pede autorização ao governo Português para exercer a montagem de motorizadas com motor Zundapp, mas graças á enorme pressão exercida pela Famel e pela Vilar, o pedido é negado.
Em 1954, João Casal , visita a feira de Hanôver e estabelece contactos com a marca Zundapp. A Zundapp estava interessada em arranjar um representante em Portugal que comercializasse a sua linha de produtos que iam desde as motorizadas aos motores de rega, passando pelas maquinas de costura, entre outros.
Através da sua polivalente firma, a J.Casal, que importava fogões e balanças, entre outros, João Casal começa a vender motorizadas Zundapp.
Em 1957, obtém uma licença de representação dos motores Zundapp para Portugal.
Em 1959, João Casal, tenta criar uma fábrica de bicicletas com tecnologia de ponta, mas o projeto falha.
Em 1961, João Casal, dois irmãos e um primo, fundam a Casal irmãos e Companhia( mais tarde Veículos Casal).Esta firma cria a Motosal. A Motosal compra quadros à Vilar e monta-os com motor Zundapp vendido pela J. Casal.Em 1962, depois de em 1953 lhe ter sido negada a licença de produção de motorizadas, João Casal consegue um alvará para a construção de uma oficina de reparação de motorizadas com posto de soldadura oxiacetilénica.Nesta oficina, monta, vende e repara motores Zundapp, que vinham desmontados para facilitar a sua importação. Para além disso, fabrica alguns ( poucos) componentes para esses motores.Para vender os seus produtos, João Casal cria um circuito de distribuição que assegura a distribuição por tudo o país.
0 comentários:
Enviar um comentário